Foto: W. Quatman, Parque Nacional Chapada dos Veadeiros

Notícias

COP27 começa hoje! Veja os principais pontos da conferência do clima

Limitar o aquecimento global a no máximo 1,5ºC. Este é o principal objetivo da Conferência do Clima da ONU – COP27, que acontece entre hoje (07) e 18 de novembro.

Além do debate sobre estratégias para cumprir a meta estabelecida já no Acordo de Paris em 2015, os participantes precisam colocar em prática um plano para proteger as comunidades que, invariavelmente, serão afetadas pelo aquecimento global.

O financiamento é outro ponto-chave porque a ONU considera urgente convencer os países mais ricos a disponibilizar pelo menos 100 milhões de dólares por ano. Espera-se que o dinheiro seja utilizado pelas nações mais pobres no enfrentamento das mudanças climáticas.

O evento acontece no Egito. Além de diplomatas, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva deve participar, a convite do presidente do país anfitrião, Abdul Fatah Khalil Al-Sisi.

Mobilização

Entidades ligadas ao meio ambiente, entre elas a ASCEMA Nacional, estão se organizando para acompanhar de perto a COP27 no Brasil. Nesta terça-feira (08/11), uma mobilização acontecerá às 12h no Ministério do Meio Ambiente (MMA), bloco B da Esplanada. Às 14h, haverá uma coletiva de Imprensa no Salão Verde da Câmara dos Deputados.

Relatório sobre a COP

A agência Pulso Público produziu um relatório sobre a COP27 e suas implicações no atual cenário de transição política no Brasil. O relatório pode ser baixado aqui no site da ASCEMA.

Veja outras Notícias