Foto: W. Quatman, Parque Nacional Chapada dos Veadeiros

ASCEMA entrega diagnóstico sobre área ambiental ao Gabinete de Transição 


A ASCEMA Nacional entregou ao Gabinete de Transição, nesta terça-feira (29/11), um breve diagnóstico da situação da gestão ambiental no Brasil, incluindo Ministério do Meio Ambiente, IBAMA, ICMBio e SFB, após 4 anos do governo Bolsonaro. 

O diagnóstico tem o objetivo de informar à equipe de transição o atual estado das instituições ligadas ao meio ambiente após os 4 anos de governo Bolsonaro, período marcado pela militarização, assédio moral coletivo, falta de transparência, déficit salarial, entre outros fatos que prejudicaram o trabalho dos servidores. 

O documento também elenca algumas propostas imediatas para cada instituição, desde a valorização de profissionais com perfil adequado para os cargos estratégicos até a recuperação do combate à invasão de territórios protegidos. 

Na manhã de ontem, diretores da ASCEMA estiveram presencialmente com membros do GT de Meio Ambiente do Gabinete de Transição. Já no período da tarde, participaram, junto a dezenas de entidades ambientalistas e centenas de participantes, de uma oitiva virtual. 

A diretoria da Ascema Nacional considera fundamental a consideração das informações presentes no diagnóstico na tomada de decisões a serem implementadas no próximo governo. O documento é apenas basilar diante de toda a contribuição que os servidores podem fornecer nos mais diversos temas, sendo indispensável a inserção permanente dos mesmos nessa discussão.

Leia e baixe o primeiro documento entregue à equipe de transição sobre a situação na gestão ambiental, e algumas primeiras propostas pro início do governo eleito.

Link para download: