ASCEMA Nacional entrega diagnóstico do Meio Ambiente à Ministra Marina Silva

Compartilhe:

A ASCEMA Nacional entregou à Ministra Marina Silva hoje, 27/01, um diagnóstico com ações prioritárias para o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), o IBAMA, o ICMBio e o Serviço Florestal Brasileiro (SFB).

O documento contém um inventário de 4 anos de desgoverno Bolsonaro, relacionado a instituições ambientais vinculadas à Carreira de Especialista em Meio Ambiente (CEMA) e do Plano Especial de Cargos  do MMA e do IBAMA (PECMA).

Todo o histórico da desastrosa política ambiental do antigo governo, como desmonte e militarização da agenda ambiental, passando pelo assédio moral coletivo, falta de transparência, enfraquecimento das instâncias colegiadas, tudo consta do relatório de mais de 50 páginas.

A equipe da ASCEMA Nacional foi recebida de forma muito cordial e com todo o respeito na primeira audiência oficial com Marina Silva no novo mandato do presidente Lula.

Marina, por sua vez, confirmou o processo de seleção para presidência do ICMBio, cuja portaria está sendo preparada. O comitê será formado por 5 personalidades, sem a participação de servidores, para garantir isonomia.

Entre as boas notícias, ela também disse que sua equipe reavaliará todas as demissões que ocorreram durante o último governo.

A ASCEMA Nacional também chamou a atenção para os riscos da PEC 13/22 e para as ameaças da possível incorporação das Polícias Militares no Sisnama. Outro ponto da pauta foi a estrutura dos órgãos ambientais típicos de Estado.

Por fim, a retomada da Mesa Setorial de Negociação Permanente (MSNP), canal de diálogo com o servidor no Meio Ambiente extinto pelo ex-ministro Ricardo Salles, foi abordada.

Além da reunião com a ministra, dirigentes da ASCEMA também estiveram com os presidentes do Ibama, Rodrigo Agostinho, e do ICMBio, Marcelo Marcelino.

Reunião com Rodrigo Agostinho, do IBAMA
Reunião com Marcelo Marcelino, do ICMBio

BAIXE O DIAGNÓSTICO – Você pode conferir o diagnóstico na íntegra em nosso site, pelo endereço abaixo. Está disponível, inclusive, para download.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *