Foto: W. Quatman, Parque Nacional Chapada dos Veadeiros

Notícias

Asibama Nacional debate fortalecimento e motivação de servidores

Especialistas divulgam caos nos órgãos ambientais federais e iniciam estratégias para reivindicar ao governo, os reajustes da área.Especialistas denunciam caos nos órgãos ambientais federais e iniciam estratégias para reivindicar ao governo os reajustes da área

No início do mês de abril, a Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente e do PECMA, abriu o 1º Congresso Nacional Ordinário da Asibama Nacional. Sessenta e quatro delegados, representando os servidores do IBAMA e Instituto Chico Mendes, se reuniram na Ilha do Mosqueiro (PA), com o objetivo de discutir a atual situação dos servidores dos órgãos ambientais federais.

O evento teve inicio com a discussão e aprovação do Regimento Interno do Congresso. O objetivo foi que durante os três dias, todos os participantes tenham conhecimento dos temas que serão abordados, além de propor uma maior mobilização em nível nacional em torno da pauta de reivindicações.

Também foram discutidas estratégias para o fortalecimento da carreira, buscando meios para pressionar o governo a cumprir todos os acordos assinados, principalmente o reajuste das tabelas salariais.

O evento teve inicio com a discussão e aprovação do Regimento Interno do Congresso. O objetivo foi que durante três dias, todos os participantes tivessem conhecimento dos temas abordados, além de estimular uma maior mobilização em nível nacional em torno da pauta de reivindicações.

O advogado da Asibama, Dr. Diego Vega, apresentou as ações ajuizadas pela entidade, como a Adin 4029/DF contra a lei 11.516/2007 que criou o Instituto Chico Mendes. Para aqueles que estiverem interessados em acessar o andamento, podem acessar o site www.stf.gov.br. Foram divulgadas também as ações jurídicas que estão sendo acompanhadas pela entidade, em prol dos servidores. “É preciso que os filiados informme a associação sobre as causas perdidas, para não prejudicar os demais colegas. Ressalto que é necessário que cada associação faça um levantamento de ações propostas por seus associados para evitar duplicidades e problemas na Justiça’’, alertou o advogado

Ao todo são dezenove estados e o Distrito Federal que estão com participação ativa no 1º Congresso Ordinário da Asibama Nacional:

 

Região Norte
1. Acre
2. Amapá
3. Pará
4. Rondônia
5. Roraima
6. Tocantins

Região Nordeste
7. Alagoas
8. Bahia
9. Ceará
10. Pernambuco
11. Paraíba
12. Rio Grande do Norte
13. Sergipe

Região Centro-Oeste
14. Distrito Federal
15. Goiás

Região Sudeste
16. Espírito Santo
17. Minas Gerais
18. Rio de Janeiro
19. São Paulo

Região Sul
20. Santa Catarina

Veja outras Notícias