Cultura e Meio Ambiente realizam, em Brasília, ato simbólico de limpeza e regeneração marcando o fim do Governo Bolsonaro

Compartilhe:

Mobilização também será marcada por apresentações culturais, homenagens e 1 minuto de silêncio pelos ativistas, artistas,  servidores públicos e demais cidadãos que perderam suas vidas  pelas mãos do desgoverno que, enfim, se vai.

Entidades culturais e socioambientais realizam, nos dias 02 e 03 de janeiro, o ato “Regenera Brasil”, com o objetivo de, simbolicamente, promover uma limpeza e marcar o início da regeneração após o fim do Governo Bolsonaro. Como se sabe, estes setores foram alguns dos que mais sofreram durante os quatro últimos anos.

“Este país foi vítima de um plano de desconstrução, desmonte, destruição, que visava atender o interesse de poucos, em detrimento do prejuízo de muitos”, justificam os organizadores no convite oficial do evento. “Regenerar, reconstruir, retomar, recomeçar… Este é um ato que simboliza um tempo de mudanças, o reencontro com o caminho do qual o Brasil nunca deveria ter saído”.

O ato foi planejado para acontecer no Bloco B  da Esplanada dos Ministérios em  Brasília, sede dos Ministerios da Cultura e do Meio Ambiente,  no dia seguinte à posse do presidente Lula.

Limpeza e regeneração

Para o ato simbólico de limpeza, no dia 02 às 16h no Bloco B da Esplanada dos Ministérios, o grupo pretende utilizar manjericão, arruda, água, sal e alfazema. De acordo com a organização, é uma maneira lúdica de “limpar os ares carregados”  e as sujeiras dos últimos anos. 

Como símbolo de regeneração, plantas para, metaforicamente, reflorestar o Ministério do Meio Ambiente.

Ainda na segunda-feira, estão sendo organizadas atividades artísticas e manifestações culturais, para celebrar os novos ares de regereação, retomada, reconstrução e recomeço.

1 minuto de silêncio e homenagens

Após a abertura, o evento seguirá com a realização de 1 minuto de silêncio pelas vidas perdidas ao longo dos quatro anos de governo Bolsonaro,  servidores públicos, Indígenas. Falas de boas vindas da organização, de autoridades e de convidados virão na sequência.

Depois do ato da limpeza simbólica, que será realizada nas portarias do Blobo B, acontecerão apresentações artísticas e uma sequência de homenagens.

Café Regenerativo

No dia seguinte (03/01), o período da manhã (9h às 11h) será marcado por um “café da manhã regenerativo”, com uma recepção com comes e bebes na entrada do Ministério do Meio Ambiente.  Durante o café, serão realizadas apresentações artísticas.

O Regenera Brasil é promovido por ASMINC, ASCEMA NACIONAL, ASSEMMA, ASIBAMA-DF, INA, MARE SOCIOAMBIENTAL e Associação Alternativa Terrazul. Além de profissionais e ativistas ligados às entidades, foram convidados membros do Gabinete de Transição e nomes que deverão compor a equipe do Governo Lula.

Regenera Brasil

Programação:

🔸DIA 2 

16H00 – Início do Ato de  Limpeza e Regeneração

17H00 – Lavagem simbólica das portarias do Bloco B

🔸DIA 3

9H00 – Café regenerativo

+ Atividades culturais

Realização:

Associação dos Servidores do Ministério da Cultura (ASMINC)

Associação Nacional dos Servidores Ambientais (ASCEMA Nacional)

Associação dos Servidores do Ministério do Meio Ambiente (ASSEMMA)

Indigenistas Associados (INA)

MARÉ Socioambiental

Associação Alternativa Terrazul

Associação dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente e do PECMA no Distrito Federal (Asibama-DF)

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *