Foto: W. Quatman, Parque Nacional Chapada dos Veadeiros

Informes

Informe – 5 de setembro de 2019.

Caros(as) colegas, o dia de ontem (04/09/2019) foi muito importante para nosso movimento:
1. entregamos a Carta da Ascema Nacional e seus anexos (duas cartas dos servidores protocoladas aos Presidentes do Ibama e ICMBio via SEI) ao presidente da Câmara, Deputado Rodrigo Maia e conversamos com vários(as) parlamentares para que possamos cobrar ações concretas do Executivo e Legislativo:
2. logo após, recebemos a notícia de que nossas representações junto ao Ministério Público Federal, protocoladas em julho, deram resultado:
Em uma forte recomendação, os membros do MPF deram uma mensagem clara ao governo e à sociedade de que não haverá condescendência com retrocessos socioambientais, assédios e constrangimentos aos servidores que cumprem com suas atribuições. Também deram um recado inequívoco de que não é possível que um Ministro de Estado faça afirmações sem comprovações, espalhe notícias falsas. Ao contrário, recomendaram o fortalecimento da política e das instituições ambientais e que o trabalho dos servidores seja respaldado, pois não somos parte do problema e sim parte da solução para a gravíssima crise socioambiental atual.
 Esse foi um resultado fruto do trabalho de resistência e capacidade de luta dos servidores e da colaboração de muitos colegas em todo o Brasil, congregados em nossas entidades. Nesse sentido, precisamos estruturar e profissionalizar ainda mais a nossa atuação com muita união, como demonstramos agora.
Brasília, 5 de setembro de 2019 – Dia da Amazônia
Ascema Nacional

Veja outros Informes