Foto: W. Quatman, Parque Nacional Chapada dos Veadeiros

Notícias

Nota Pesar

É com profundo pesar que a Ascema Nacional vem a público manifestar o luto pelo falecimento dos servidores do IBAMA, os Agentes Ambientais Federais – AAFs Alexandre Rochinski (Supes/SC e Presidente da Asibama-SC), Olavo Perim Galvão (Supes/ES) e Sebastião Lima Ferreira Júnior (Supes/RR), no acidente aéreo ocorrido no dia 03.07.2017, no município de Cantá-RR.

Os AAFs participavam da Operação Curare VIII, cujo objetivo é combater atos ilícitos em toda extensão da fronteira e crimes ambientais no Estado de Roraima, sendo as ações coordenadas pela 1ª Brigada de Infantaria de Selva.

 Além dos AAFs que faleceram, estava na aeronave o servidor Lazlo Macedo de Carvalho (UT Santos/IBAMA São Paulo), o único sobrevivente e que se encontra internado, em estado grave.

 Ainda não são conhecidos os fatos que ocasionaram o acidente, mas há a necessidade de se a apurar a sua responsabilização. Uma vez que, além de servidores respeitados e dedicados às suas atividades no IBAMA, eram dedicados às suas famílias, cuja as perdas, são irreparáveis.

Infelizmente, ocorreu um fato que é vivenciado diariamente nas atividades finalísticas na Gestão Ambiental Federal, nos rincões do país, principalmente, em decorrência do sucateamento dos órgãos que a compõe e do modelo que vem sendo aplicado no combate aos ilícitos ambientais.

 É necessário se discutir o modelo de Fiscalização Ambiental realizado pelo IBAMA ou outras situações como a ocorrida ontem podem se repetir.

Neste momento de consternação, a Ascema Nacional se solidariza com as famílias das vítimas e deseja que o Servidor Lazlo Macedo de Carvalho consiga se recuperar plenamente. Além de estar à disposição para prestar o apoio necessário.

Brasília, 04 de julho de 2017.

Diretoria Executiva – Ascema Nacional

Nota de Pesar

Veja outras Notícias